PORCELANATO LÍQUIDO, ENTENDA MAIS SOBRE


Porcelanato Líquido

Hoje vamos falar de um dos pisos mais desejados do momento. O tipo de piso chamado por muitos de “Porcelanato líquido”, vem se popularizando no mercado da arquitetura e construção e aparentemente veio para ficar!

E o que é mesmo "Porcelanato líquido"?


Apesar do nome popular "Porcelanato Liquido", esse tipo de revestimento, de porcelanato não tem nada. O porcelanato é um piso cerâmico e que não tem qualquer relação ao "porcelanato líquido" a não ser a possibilidade de alto brilho e padrões estéticos refinados. O nome " porcelanato líquido" popularizou pois as pessoas começaram a associar o produto, pela semelhança à um piso revestido com porcelanato sem nenhum tipo de juntas, como uma peça única de porcelanato.


O porcelanato líquido é feito de resina. As resinas mais utilizadas para fazer o piso de porcelanato líquido são: a resina epóxi e a resina de poliuretano. O termo correto para chamar esse piso seria "piso monolítico de resina", "piso de resina" ou ainda "piso de resina autonivelante". Vamos explicar agora um pouco melhor estes termos:

Piso Monolítico: Quando o piso é formado de um material que não apresenta junta, ou seja, ele é uma peça inteira que não aparenta divisões. Os pisos monolíticos são muito utilizados em hospitais, pois em um piso tradicional as juntas acumulam microrganismos, então o piso monolítico permite uma limpeza 100% eficaz na eliminação de possíveis agentes contaminantes.


Piso Autonivelante: Como o próprio nome já diz, o piso se auto nivela nas superfícies em que é aplicado, portanto, mesmo que o piso possua pequenos desníveis, a aplicação será homogênea, por isso permite-se a aplicação sobre outros pisos: cerâmico, cimento queimado, pedra, etc.


Usos e aplicações


O grande diferencial do porcelanato líquido, vem justamente da possibilidade de conseguir um piso totalmente espelhado, liso, uniforme e fácil de limpar. Ele pode ser executado em cores únicas, como o branco, preto, marrom, azul, vermelho, amarelo, verde, etc. Ou pode ser transparente, que é quando possibilita-se uma enorme diversidade de imagens e padrões, pois dessa forma permite-se a aplicação sobre outros pisos e até sobre adesivos, ou seja, é possível imprimir um adesivo em altíssima qualidade, aplicar no chão e cobrir com resina autonivelante transparente e ter a estampa que quiser.


Também é possível aplicar adesivos em 3D com a técnica trompe l’oeil, que é uma técnica artística com truques de perspectiva, fazendo com que o ambiente pareça ter continuidade.


Os aplicadores mais experientes misturam mais de uma cor de resina e criam pisos artísticos marmorizados, com efeitos abstratos. É um revestimento que permite inúmeras possibilidades de acabamentos.



Vantagens e Desvantagens


Vamos dar uma olhada agora nas vantagens e nas desvantagens de se utilizar o porcelanato líquido:

Vantagem:


- Pode ser utilizado em ambientes como cozinha, banheiro e lavanderia, pela facilidade de limpeza e higienização;

- Como é um piso de camada única (monolítico), uma das vantagens do porcelanato líquido é evitar que micro-organismos se proliferem facilmente, por não ter juntas que acumulariam sujeira;

- Não há absorção de substâncias como óleos, gorduras, bebidas, materiais de limpeza ou produtos que possam gerar manchas no piso;

- Aguenta impactos, movimentação de carga e contato com itens de maior peso também conforme o tipo de resina empregado;

- Supre desníveis, falhas ou imperfeições de superfícies irregulares como as feitas de concreto.


Desvantagem:

- Não Permite utilizar produtos abrasivos e produtos químicos fortes na limpeza;

- Precisa de um cuidado maior em sua aplicação, necessitando proteger toda a área onde será aplicado, evitando poeira, e transito de pessoas no processo de secagem;

- Ainda existem poucas empresas especializadas no mercado; - A aplicação deve ser feita por um profissional habilitado, acompanhado de todas as ferramentas e acessórios exigidos no tempo de aplicação. Caso uma pessoa, que não seja habilitada, decida executar este tipo de revestimento, podem ocorrer rachaduras, por isso, procure quem entende do assunto;

- É necessário fazer uma análise de resistência do piso antigo, caso queira assentar por cima do mesmo;

- Os materiais (de qualidade) utilizados, são encontrados sem muitas dificuldades, mas não estão disponíveis em qualquer grande loja de material de construção.



Gostou das dicas do conteúdo do post e se interessou em conhecer mais sobre porcelanato líquido? Entre em contato conosco para que possamos conversar: projetos@jarquitetura.com