top of page

ESCRITÓRIO x HOME OFFICE


Escritório contemporâneo

No post de hoje iremos discutir sobre um tema muito interessante e que vem mostrando como os tempos estão mudando constantemente ao longo dos anos, envolvendo tanto economia como tecnologia. Falaremos sobre escritórios e home offices com o intuito de explicar suas origens e também como esses dois ambientes estão cada vez mais similares.

Qual o seu conceito de "Escritório"? O espaço de trabalho conhecido como “escritório” já passou por diversas transformações e conceitos até chegar nos moldes de hoje em dia. Porém o conceito base sempre esteve presente: trabalhar. O padrão dos escritórios foi moldado na ideia de rigidez e disciplina no ambiente de trabalho, influenciando na disposição das mesas e sua padronização. Sendo que todas as mesas são iguais e geralmente ficam em um lugar amplo e sem divisórias entre si.

Escritório corriqueiro

"Home office", sabe o que é? Home Office é uma expressão inglesa que significa “escritório em casa”, na tradução literal para o português. Hoje em dia o número de home offices vem aumentando progressivamente devido a globalização da economia e o aumento da terceirização de serviços, o que acaba mudando o perfil do local de trabalho. Um dos grandes motivadores para o home office é o fato de que nas grandes cidades os trabalhadores perdem cerca de 3 horas com deslocamentos entre sua casa e seu local de trabalho. A principal vantagem do home office é o conforto, por isso que esses espaços são mais despojados, para que forneçam não somente isolamento para poder trabalhar mas também descontração o que melhora a qualidade do trabalho.

Quando escritório e home office se cruzam Após a consolidação dos home offices ficou bem claro que os ambientes de trabalho sérios e rígidos já não estavam sendo efetivos para ter um melhor rendimento dos funcionários. Com isso as empresas começaram a transformar seus espaços de trabalho inserindo elementos que trouxessem mais descontração e uma melhor condição de trabalho. O que é a característica que define o home office, pois como fica na casa do funcionário, permite pausas a qualquer momento seja para descansar ou para ir na cozinha pegar alguma coisa para comer. Sendo justamente essa característica que os escritórios estão incorporando com áreas de descanso contendo puffs ou sofás, mesas de sinuca e até mesmo video games para que o funcionário possa descansar quando necessário além de uma copa com mesa, geladeira, microondas e etc, permitindo horários mais flexivéis para as pausas. O maior exemplo disso são os escritórios da Google ao redor do mundo.

Afinal, quais são as características que os unem?

Agora que já vimos um pouco do conceito e do contexto urbano desses dois ambientes, vamos então analisar as características arquitetônicas que os escritórios vem adquirindo. Sendo essas: -Iluminação: Este é um dos elementos mais importantes para se mudar o aspecto de um ambiente. Os escritórios usam uma iluminação geral, fazendo com que o ambiente todo fique iluminado com somente uma origem de luz, já no home office é utilizado uma iluminação mais direcionada com spots de foco ou até mesmo luminárias sobre as mesas. Essa iluminação deixa o ambiente mais aconchegante e intimista; -Paredes: As paredes podem transformar o ambiente tanto através da pintura como através de papéis de parede ou elementos decorativos e revestimentos. O mais utilizado em escritórios comuns, são as paredes pintadas com uma cor única, geralmente branco ou tons claros, que trazem certa monotonia e seriedade para o ambiente. O conceito do home office aborda cores diferentes para proporcionar destaques em algumas paredes ou até elementos que definam o conceito geral da arquitetura do espaço, tornando o ambiente mais despojado e descontraído; -Mobiliário: Os móveis são extremamento importantes para se adquirir a sensação da descontração, funcionalidade e conforto encontrados nos home-offices, portanto nunca se esqueça de dar atenção ao design e paleta de cores para o mobiliário, seja uma mesa, cadeira, até mesmo armários e sofás; -Decoração: O princípio básico da decoração é personalizar o ambiente de acordo com o gosto pessoal de quem está usando esse espaço e é exatamente isso que o home office oferece, pois independente do uso que o ambiente tenha é sempre mais agradável quando se tem objetos e referências que agradem as pessoas que o usam.

Então se você pretende montar o escritório para sua própria empresa, fique atento as nossas dicas e entre em contato conosco: projetos@jarquitetura.com.br

bottom of page