top of page

VOCÊ SABE O QUE É UMA ÁREA GOURMET?


Área Gourmet

As áreas gourmet são o sonho de consumo para quem vai comprar um novo apartamento e para quem planeja a construção ou a ampliação de uma residência. Estes espaços se popularizaram nos últimos anos, principalmente por ter um apelo de integração e convivência dos moradores com seus convidados, sendo eles amigos ou familiares. Vamos falar mais sobre esses espaços e suas possibilidades!

Mas de onde vem a “Área Gourmet”?


A palavra "gourmet" vem do francês, e era usada para designar os verdadeiros conhecedores de bebidas e iguarias e até dos vinhos. Já no português ela ganhou um significado que abrange "tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade"(Wikipédia). Sendo assim, quando designamos que um espaço é "gourmet", logo ligamos a um espaço onde podemos apreciar uma boa comida. O interessante desse tipo de ambiente, é que ele pode ser construído tanto em casas térreas, quanto em sobrados e também já está comum em muitos apartamentos.

Estes ambientes recebem equipamentos elegantes e modernos, como refrigeradores, fornos, churrasqueiras, adegas e outros eletrodomésticos. Poltronas, sofás confortáveis e uma mesa para as refeições são os móveis mais escolhidos para compor neste tipo de ambiente. As áreas gourmet também reforçam a convivência e proporcionam um conforto maior, comportando um número grande de convidados, devido ao seu espaço mais amplo. Além das varandas com a proposta gourmet em apartamentos e residências, este tipo de espaço pode ser planejado em terraços e edículas nas residências.


Mas e agora, onde devo "encaixar" minha área gourmet?


As áreas gourmet podem ser "encaixadas" tanto em casas quanto em apartamentos, variando em tamanho e em como são chamadas. O termo “Varanda gourmet” é geralmente usado quando uma área gourmet é feita em um apartamento. Pelo simples fato de que em um apartamento a varanda seria o único espaço disponível para se projetar uma área gourmet. Porém, também é possível fazer uma área gourmet em uma varanda de uma casa. Vamos então, diferenciar e citar algumas peculiaridades que podem ser atribuídas a esses dois tipos de espaços gourmet:


- Área gourmet (casa): Uma área gourmet não necessariamente possui uma churrasqueira, mas se tratando de Brasil, é bem difícil que em uma área gourmet não seja utilizada uma churrasqueira. Nas áreas gourmet a opção que tem sido mais utilizada são as churrasqueiras gourmet, que possuem uma estética diferenciada em relação a tradicional churrasqueira de tijolos aparentes e podem ser usadas em conjunto com o cooktop. Essas áreas gourmet não precisam ser grandes, hoje em dia as pequenas já estão bem estabelecidas, principalmente por as áreas gourmet proporcionarem uma integração entre os espaços interno e externo da casa;



- Varanda gourmet (apartamento): A varanda gourmet não precisa necessariamente seguir o restante da decoração do apartamento, e é até interessante que ela seja um pouco diferente para se destacar como um espaço único e aconchegante dentro do apartamento. É sempre interessante ter uma mesa de jantar na varanda gourmet, mas se o apartamento possui uma varanda bem compacta, ao invés de fazer uma varanda gourmet completa, outra solução seria pensar em uma bancada onde haverá mais espaço e conforto para preparação das refeições.




Vantagens e Desvantagens


Como sempre, um dos passos fundamentais ao se reformar uma casa ou apartamento, ou até mesmo projetar do zero, é levar em conta o que é necessário. Neste caso, vamos verificar as vantagens e desvantagens destes espaços:

Vantagem: Os espaços gourmet, que vimos acima, são excelentes opções para reunir os amigos e familiares, por ser um espaço extra justamente para essa finalidade. Portanto quem gosta de receber os amigos com frequência, é o espaço ideal;


Desvantagem: Um espaço extra para somente uma finalidade implica em um gasto extra. Sendo assim, para quem não tem o costume de receber visitas com muita frequência, esse espaço extra além de praticamente duplicar uma cozinha ocuparia um espaço que poderia ser utilizado para outra finalidade.



Gostou das dicas do conteúdo do post e se interessou em conhecer mais sobre áreas gourmet e varandas gourmet? Entre em contato conosco para que possamos conversar: projetos@jarquitetura.com.br

bottom of page