top of page

MADEIRAS RIPADAS, QUAIS AS POSSIBILIDADES?


Projeto COFFE HOUSE (por CM Arquitetura)

Madeiras ripadas possuem usos váriados no mundo da arquitetura, tanto na parte estrutural localizada nos telhados quanto na parte de interiores em painéis e revestimentos. Vamos nos aprofundar um pouco no conceito de madeira ripada e explorar seus diversos usos.

Ripas de madeira

Materiais mais usados As ripas podem ser construídas de duas maneiras diferentes: A primeira maneira, seriam as ripas de madeira natural e a outra são as ripas de MDF revestidas com madeira laminada. Ambas as possibilidades possuem suas qualidades e defeitos, um bom exemplo disso, são as ripas de madeira natural, que possuem uma característica muito própria pois cada ripa possui um padrão diferente e uma tonalidade distinta das demais o que torna o ambiente mais rústico e com uma qualidade única; já o MDF pode te proporcionar a padronização de todas as ripas, além de possibilitar uma combinação com os móveis, deixando o ambiente bastante harmonioso. As madeiras naturais mais usadas são: Freijó, Cumaru e Imbuia. As madeira mais avermelhadas, como o Ipê e o Mogno, quase não são usadas hoje em dia.

Ripas de madeira

Ripas feitas em madeira natural.

Ripas em MDF

Ripas feitas em chapa de MDF.

Diferentes tamanhos Por definição as ripas possuem um perfil mais fino o que geralmente implica, tanto para madeira natural quanto para MDF, perfis maciços. Mas as ripas podem possuir um perfil um pouco maior, as ripas de madeira natural continuam maciças porém as de MDF são ocas para melhor estruturação. Usos mais comuns para ripas Podem ser variados os usos das ripas dentro do universo da arquitetura, principalmente na área de design de interiores. Dentre seus diversos usos estão: -Painéis de madeira ripada: É bastante usado tanto para revestir paredes ou forros quanto para painéis de TV; -Biombos: As ripas também podem ser aproveitadas para construção de biombos fazendo com que haja uma divisória em um ambiente, que possibilite uma setorização mas ao mesmo tempo mantendo uma permeabilidade visual (também podem ser feitos biombos com vidro entre as ripas, para reforçar o isolamento mantendo somente o visual); -Pergolados: Além destes usos, as ripas podem ser encontradas em pergolados de variados tamanhos, o que nos proporciona um visual bem único para o ambiente, inclusive neste caso, quando o pergolado é feito em chapas de MDF (apenas em ambientes fechados), existe a possibilidade da passagem de fiações elétricas pelo interior oco do perfil feito em ripas, facilitando a instalação de luminárias nesses pergolados. Alguns usos de ripas Vejamos agora alguns exemplos de usos das ripas no mundo da arquitetura:

Cuidados necessários

Para se mexer com pallet é necessário ter algun cuidados. Para você conseguir um acabamento limpo e bem feito é necessário lixar muito bem os pallets além de aplicar seladora e posteriormente verniz para ter uma segurança quanto à qualidade da madeira, pois em contato com a água a madeira pode ficar com um formato arqueado o que pode desconfigurar seu móvel inutilizando-o. Além também do risco de apodrecer a madeira devido a exposição à água. Então se você pretende montar seu ambiente, construir ou reformar e gostou das nossas dicas, entre em contato conosco: projetos@jarquitetura.com.br

bottom of page