Nos últimos anos uma das grandes tendências do mundo da arquiteura tem sido a integração de ambientes. Vamos analisar hoje os motivos que tem tornado essa tendência tão forte, além de ver alguns exemplos.
Mas porque os ambientes estão se integrando?
As pessoas passaram a ficar mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas, tornando as casas que são muito grandes e que possuem vários cômodos não muito úteis, o que naturalmente levou à integração de alguns ambientes para otimização de espaço e tempo.
E qual é mesmo sua função?
O conceito de espaço aberto foi proposto justamente para otimização de espaço e tempo, pois se os ambientes estão integrados você não tem a necessidade de atravessar corredores e ficar abrindo portas. Este conceito é amplamente utilizado em casas com pequena metragem quadrada e apartamentos para garantir maior amplitude de espaço, melhor ventilação e iluminação.
Exemplos mais utilizados
Partindo deste conceito, vejamos agora alguns exemplos de ambientes integrados que são mais utilizados. Sendo eles:
A sala de estar com a sala de jantar - O que te possibilita fazer suas refeições assistindo TV e até mesmo interagir com quem também está assistindo TV (integração bastante usada nos apartamentos);
A sala de jantar com a cozinha – Proporcionando a interação de quem está cozinhando com quem está sentado à mesa. Isso também facilitará você de servir a comida na mesa, pois não é necessário ficar andando de um cômodo para o outro com uma panela quente nas mãos;
A sala de estar com a sala de jantar e a cozinha – A união destes três ambientes aumenta a socialização, fazendo com que na sua reunião de amigos, a pessoa que estará cozinhando não fique isolada e também interaja com todos podendo conversar ou mesmo assitir TV enquanto cozinha.
Vantagens e Desvantagens
Por mais que esse conceito esteja bem difundido e aceito no mundo todo, ele também possui algumas desvantagens que necessitam atenção de quem está pensando em integrar alguns ambientes. Vamos ver algumas vantagens e desvantagens desse conceito:
Vantagens:
• Aumento do espaço;
• Maior área de circulação para moradores e visitantes;
• Ambientes mais arejados;
• Otimização dos espaços.
Desvantagens:
• Diminuição da privacidade;
• Pouco isolamento visual;
• Falta de isolamento acústico.
IMPORTANTE!!
Se caso você se interessou e pretende integrar dois ambientes, PROCURE UM ARQUITETO para verificar se será possível. Pois não é toda parede que pode ser retirada, podendo ocasionar algum acidente grave se a parede for estrutural.
Gostou das dicas do conteúdo do post e se interessou em conhecer mais possibilidades de integração de ambientes? Entre em contato conosco para que possamos conversar: projetos@jarquitetura.com.br