top of page

REUTILIZAÇÃO DE PALLETS, O QUE É NECESSÁRIO SABER?



Antes de discutirmos os benefícios e as possibilidades que os pallets (ou “paletes”) podem proporcionar em termos de mobiliário e de reutilização sustentável, é importante compreendermos o que são e o porque deles serem um dos principais focos do tema de hoje.

Afinal, o que são Pallets? Pallets são estruturas moduladas (em sua grande maioria) compostas por ripas de madeira. Geralmente encontradas em lojas varejistas, os Pallets tem inúmeras funcionalidades, como explicaremos nos próximos tópicos.

Pallet

Finalidade original A finalidade original dos Pallets, é a de sustentar caixas de diversos produtos, facilitando assim o transporte desses, com o auxílio de uma empilhadeira. Geralmente são bastante utilizados em empresas que possuam grandes estoques e necessitem de estruturas para o apoio de equipamentos, e cargas. Por ser utilizado para diversos produtos os pallets possuem um formato quadrado mudando somente sua dimensão. Além do tamanho, os pallets são muito resistentes pois chegam a sustentar de 1.000 à 3.000 kg de peso, dependendo do modelo e da finalidade. Importância na reutilização Devido ao uso contínuo e excessivo, a quantidade de pallets que são descartados ou sub-utilizados é muito grande, o que pode acarretar em poluição se forem despejados em qualquer lugar, como terrenos baldios. Por serem amplamente descartados, seu uso se torna compensatório pois, para sua finalidade original, já é um produto sem valor.

Pallets velhos

Principais utilidades de pallets reutilizados em mobiliários

Os pallets por possuírem uma modulação original são facilmente encaixáveis e adaptáveis para diversos tipos de mobiliário. Vejamos alguns exemplos mais usados:

-Camas: Os pallets propiciam várias possibilidades de modelos, como camas maiores ou menores (se adaptando ao colchão), ou então mais alto ou mais baixo, você não vai ficar preso às medidas do mercado. Os pallets também possibilitam LEDs embaixo tornando o ambiente mais intimista e romântico. -Sofás: Já os sofás trazem um ar mais simplista ao ambiente, podendo também ser de diversos tamanhos e alturas. Se você está procurando soluções versáteis e baratas o sofá de pallets é uma ótima escolha, pois dentre suas grandes vantagens está a possibilidade de preencher espaços com diferentes módulos. Ainda podendo reutilizar um colchão velho encapado para usar de assento para os sofás. Os pallets proporcionam bastante liberdade na hora de se projetar os móveis. -Mesas: As mesas possuem uma grande variedade de possibilidades como mesas de centro, mesas de jantar, mesas para escritórios entre outros. Se você está pensando em criar uma mesa de palltes para seu ambiente e se preocupa com a harmonia do restante dos acabamentos, não se preocupe! Uma das grandes vantagens dos pallets são a possibilidade de aplicação de diversos tipos de acabamentos, sejam eles em pintura de diversas cores ou em diferentes tipos de verniz. -Painéis: Painéis são um dos usos mais frequentes para os pallets, tanto para fazer um jardim vertical sem muitas modificações, quanto ajustar e utilizar somente as ripas de madeira para fazer um revestimento e aplicar na parede. Com certeza você terá um ambiente completamente diferente. Móveis feitos com pallets reutilizados Vamos ver alguns exemplos de móveis que foram feitos através da reutilização de pallets:

Cuidados necessários

Para se mexer com pallet é necessário ter algun cuidados. Para você conseguir um acabamento limpo e bem feito é necessário lixar muito bem os pallets além de aplicar seladora e posteriormente verniz para ter uma segurança quanto à qualidade da madeira, pois em contato com a água a madeira pode ficar com um formato arqueado o que pode desconfigurar seu móvel inutilizando-o. Além também do risco de apodrecer a madeira devido a exposição à água. Gostou das nossas dicas e ficou interessado? Entre em contato conosco: projetos@jarquitetura.com.br

Comentários


bottom of page